INTEGRE-SE

INTEGRA FISIOTERAPIA & SAÚDE desenvolveu o Programa INTEGRE-SE, para levar àqueles que apresentam dor persistente, uma nova perspectiva de vida!
C

A INTEGRA FISIOTERAPIA & SAÚDE desenvolveu o Programa INTEGRE-SE, para levar àqueles que apresentam dor persistente, uma nova perspectiva de vida!

Uma abordagem ampla e global para tratamento da dor persistente, requer atenção, coerência, e uma visão ampla e fidedigna dos diversos segmentos envolvidos nas suas possíveis causas, bem como na sua manutenção, ou seja, nos fatores que direta ou indiretamente favorecem a permanência e a intensidade dela.

Para a eficácia de um programa de tratamento de dor crônica, é preciso que haja envolvimento de diversos setores terapêuticos.
É imprescindível a educação em neurociência, de uma forma interativa e simples, explicando o funcionamento do “Sistema de Dor”, como um outro qualquer, seja cardiorrespiratório, digestório, etc.. É preciso desmistificar a dor ou até mesmo a sua cura!

Os atuais métodos científicos, suas ferramentas e resultados tem demonstrado significativo avanço nessa luta contra esse mal não só incapacitante, mas também segregador e alienante que atinge 30% da população mundial e mais de 60 milhões de pessoas no Brasil.

É muito importante salientar que uma dor “inesperada”, “aguda”, ela é considerada uma dor “boa”, um alerta de que algo não vai bem! Já uma dor que persiste por mais de 3, 6 meses, às vezes anos, essa é uma dor que muitas vezes passa ser a própria doença!
Apresentando causas multifatoriais, essa problemática leva o paciente a peregrinar por inúmeros consultórios médicos, terapias “milagrosas”, analgésicos, anti-inflamatórios intermináveis numa incessante e frustrante busca de solução para sua dor!

O PROGRAMA INTEGRE-SE tem como objetivo primário, melhorar a qualidade de vida do portador desse mal por meio de técnicas modernas de avaliação, conhecimento e enfrentamento.

À medida que o indivíduo vai tendo consciência do mecanismo de disparo, manutenção e reforço da dor, ele compreende também o caminho inverso e as ferramentas inibitórias que podem ser utilizadas nesse combate.

O sucesso do programa está diretamente ligado ao comprometimento do cliente, à compreensão de que apenas condutas inovadoras podem mudar antigos resultados.

O PROGRAMA INTEGRE-SE TEM UMA DURAÇÃO MÉDIA DE TRÊS A QUATRO MESES

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” 

Albert Einstein 

INTEGRA FISIOTERAPIA & SAÚDE 
Dr. Alberto Luiz Campos 
Fisioterapeuta – Osteopata 
Membro da SBED – Sociedade Brasileira para Estudo da Dor 
Capítulo Brasileiro da International Association for the Study of Pain

Desenvolvimento do Programa INTEGRE-SE

1- COMPREENSÃO DA NEUROCIÊNCIA MODERNA DA DOR

a. ASPECTOS GERAIS
b. FISIOLOGIA
c. MECANISMOS
d. FACILITADORES DA DOR
e. INIBIDORES DA DOR
f. CATASTROFIZAÇÃO
g. ANTECIPAÇÃO DA DOR
h. DOR DESPROPORCIONAL À LESÃO
i. DESAFIANDO A DOR
j. ZONA DE CONFORTO
k. MUDANÇA DE HÁBITOS

2- TRATAMENTO FÍSICO

a. OSTEOPATIA ESTRUTURAL
b. OSTEOPATIA VISCERCAL
c. REPROGRAMAÇÃO MUSCULAR
d. PODOPOSTUROLOGIA
e. BIOMAGNETISMO
f. ACUPUNTURA

3- RELAXAMENTO GUIADO

a. YOGA RESTAURATIVA
b. MINDFULNESS
c. COMPREENSÃO
d. PRÁTICA

4- ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

a. TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL – TCC
b. COMPREENSÃO DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS GATILHOS E DE REFORÇO

5- FLORAIS DE BACH

a. AVALIAÇÃO
b. RECOMENDAÇÃO